quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bom Natal


A festa de Natal da nossa escola correu muito bem, as crianças mais uma vez nos surpreenderam com as suas magníficas actuações e o seu comportamento exemplar. Este ano até tiveram direito a Pai Natal e prenda. Não porque se tivessem portado melhor do que o ano passado, mas porque houve uma série de iniciativas da associação de pais às quais os pais aderiram e que tornaram possível a concretização de algumas das metas estabelecidas. Uma das estratégias que na nossa opinião superou as expectativas foram as rifas. Os pais não só consumiram como alguns pediram mais para vender a amigos e familiares, as famílias mais carenciadas empenharam-se na venda e nós de alguma forma sentimos que todo este envolvimento é um voto de confiança na associação, não só por estes sinais mas também por outros que temos recebido.
Por vezes entristece-nos ouvir comentários de que esta associação é melhor do que a do ano passado. Alguns dos elementos activos deste ano pertenciam à anterior direcção. No ano passado era a primeira vez que nos encontrávamos numa situação destas, a associação era completamente nova e por isso sem experiência, a equipa docente e a Coordenadora também eram novos na escola e todo o processo foi amadurecendo. Entre a inexperiência e os problemas de saúde de alguns membros fez-se o melhor que na altura sabíamos. Este ano com a entrada de alguns elementos novos cheios de energia, a maturidade adquirida do ano anterior, o envolvimento dos pais e a coordenação com um corpo docente aberto à partilha sem dúvida que o produto tem sido outro. Não somos pessoas viradas para o passado mas sim para o futuro e os nossos desejos é que este processo continue a melhorar e que continue a envolver a associação, a actual direcção, a antiga direcção e todos os pais porque é que nós somos… a associação de todos os pais.

A todos um Bom Natal

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexo dos pais nos filhos... Reflexão


A Mãe Elsa Vieira mais uma vez contribui enviando o vídeo que partilhámos com vocês.
Estes são dos princípios básicos mais importantes na educação das crianças “a moldagem e a modelagem”. Para dar um exemplo prático, a moldagem é quando ajudamos a criança a comer a sopa segurando na sua própria mão e levando a colher à boca para que ela interiorize o movimento e o passe a fazer sozinha, estamos a moldar a criança. A modelagem é quando usamos um modelo para que a criança imite os seus comportamentos. Usando o exemplo da sopa, o mais importante é a criança observar os pais e/ou os irmãos a comerem à mesa pois naturalmente vai imitar os seus gestos.
A imitação dos modelos vai ser de extremamente importante no futuro da criança, por isso desde que somos pais e mães temos que ter consciência que os nossos comportamentos estão a ser observados, interiorizados e imitados pelos nossos filhos. Se as nossas atitudes forem positivas vão se reflectir na personalidade dos nossos filhos, mas se forem negativas…também…
Não podemos querer que as crianças sejam perfeitas se nós próprios não o somos. Se de manhã no trânsito insulto a pessoa que vai no carro ao lado, é natural que o meu filho insulte o colega da carteira do lado.
O nascimento de um filho é uma excelente oportunidade para os pais reflectirem sobre as suas posturas e se auto-disciplinarem.
Muitos erros vamos cometer, mas lembrem-se pais, até aí nós podemos ser verdadeiros modelos. Não há problema em admitir que erramos e pedir desculpa aos nossos filhos, pois afinal a honestidade e a transparência é um valor que só se transmite se as crianças tiverem modelos que se orgulhem de seguir.
Obrigado Elsa por mais este contributo.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

“O Passado é história, o Futuro é mistério e o Presente é uma dádiva e por isso se chama presente.” (Deepak Chopra)


Para alguns o presente não é a dádiva com que sonharam…
Por vezes embarcamos em campanhas encabeçadas por figuras públicas, cujo produto reverte para associações que desconhecemos em países longínquos e esquecemos que mesmo ao nosso lado há quem passe sérias dificuldades no seu dia a dia. São famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência que não têm capacidade para dar a volta às suas vidas porque não têm o talento com que alguns de nós foram premiados.
Vivem na nossa terra e por vezes passam despercebidos pois não é uma forma de vida que se orgulhem ou que gostem de exibir, por isso as suas vidas não passam nas televisões com imagens chocantes nem têm o apoio das figuras públicas, mas são reais e estão mesmo ao nosso lado.
São essas pessoas que a SOL MAIOR e a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro querem ajudar através do CATL – Centro de Actividades e Tempos Livres com a campanha de recolha de alimentos.
Necessitam especialmente de alimentos para crianças: leite, bolachas, cereais e enlatados. Basta entregarem no ATL da EB1 da Gervide ou pedirem aos vossos filhos que entreguem à sua Professora que ela fará lá chegar os produtos.
Vamos partilhar um pouco da dádiva com que fomos bafejados e dar um Presente digno a estas famílias que foram apanhadas pelo azar.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Oficinas de Natal


A Gaianima está a dinamizar Oficinas de Natal para as crianças.
Para mais informações aqui fica o contacto.

GAIANIMA
Equipamentos Municipais E.E.M.
Rua Teixeira Lopes, nº964400 Vila Nova de Gaia
Tel.: 22 091 04 52Fax.: 22 377 28 41
E-mail: paulamoreira@gaianima.pt
Internet: www.gaianima.pt

domingo, 5 de dezembro de 2010

Eu quero uma cobertura no sapatinho


A Câmara Municipal de Gaia, organização proprietária da escola, após muita insistência deslocou-se no passado dia 27 de Outubro às nossas instalações a fim de ouvir as nossas necessidades. Um dos pontos fundamentais que nos debruçamos e que já havia sido discutido em Assembleia Geral no ano anterior a propósito da segurança à saída da escola, foi uma cobertura nas entradas da escola para que nos dias de chuva quem está à porta possa fazer o seu trabalho da forma mais segura entregando os nossos Filhos a alguém que conheça sem que eles saiam a correr para os braços da pessoa errada. Até hoje… já entramos em contacto via mail mas nada, há muitas sugestões, inclusive pais que sugerem que devíamos fazer a cobertura com uns cartões e umas chapas ao estilo bairro da lata e chamar as televisões que estão sempre famintas destas notícias originais. Nós sugerimos que se aproveite esta época natalícia em que os corações dos que governam as nossas vidas estão mais sensíveis e que lhes escrevamos como quem escreve ao Pai Natal a pedir prendas. Vamos todos enviar um email para o gabinete da responsável com o assunto “A EB1 da Gervide quer uma cobertura no Sapatinho”, só temos que nos identificar a dizer de que escola somos e claro cada um dirá as suas palavras sem ser rude, pois afinal não somos uns arruaceiros, só queremos o que algumas escolas já têm.
O Pai Natal já todos sabemos que não existe, resta saber se estes departamentos também fazem parte do nosso imaginário ou se são uma realidade…
Não hesite envie o email para vera.pacheco@cm-gaia.pt. Água mole em pedra dura, tanto bate… ou como diz o Gabriel o Pensador “Não adianta olhar para o céu com muita fé e pouca luta”.