domingo, 6 de dezembro de 2009

Será musgo???...

Um destes dias entrei na escola como membro da Associação de Pais para tratar de assuntos relativos a todos nós. Enquanto esperava pela Coordenadora, a Professora Amélia observei o presépio e espantado fui apalpar o musgo supondo que era mais uma imitação de aspecto natural inventada pelos chineses. Tal não foi o meu espanto quando verifiquei que era realmente musgo natural. Fiquei a pensar “Mas quem terá sido a Professora que se deu ao trabalho de andar a apanhar musgo e provavelmente explicar ao seus alunos o que é o musgo, onde ele cresce, que começa pela letra M???...” e pensei “é isto que não chega aos pais”. A escola é o que se passa entre as quatro paredes, são estes pequenos acontecimentos, esta dedicação dos professores que nós enquanto Pais não temos conhecimento. A escola para nós muitas vezes é as folhas que enchem o recreio e que o “sujam “ (como se nós nunca tivéssemos rebolado nas folhas), é o chão do recreio que tem partes em terra e que suja a roupa dos nossos filhos (como se nós nunca tivéssemos brincado na terra), é a auxiliar que nunca mais abre a porta (porque está provavelmente a tratar de um dos nossos filhos na casa de banho). Temos uma tendência para julgar a escola pelo pior e raras vezes pensar o melhor.
Dizem as estatísticas que os Alunos mais bem atendidos são aqueles que os Pais demonstram confiança nos seus Professores e não aqueles que têm mais poder, mais dinheiro, mais estudos, ou que protestam mais.
É o que está a fazer falta, em vez de criticarmos e responsabilizarmos tanto a escola muitas vezes por algo que não é da sua responsabilidade, apreciarmos as mudanças que operam nos nossos filhos, agradecer pelos "milagres" que fazem, e gritar bem alto:
"PROFESSORES DA ESCOLA EB1 DA GERVIDE VOCÊS SÃO OS MAIORES!"

Sem comentários:

Enviar um comentário