segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Concurso do logótipo da escola


A Escola EB1 da Gervide e a Associação de Pais estão a lançar um desafio para alunos e pais.
Basta criar com a família um desenho para o logótipo da Escola, mas atenção é obrigatório entrarem todos (não é só feito pelo Pai).
O desenho mais original será eleito para representar a escola.
Faz o desenho e entrega à tua professora até ao dia 5 de Fevereiro de 2010.
Depois é só esperar, pois há prémios para todos os participantes e um super prémio para o primeiro classificado.
Bom trabalho!!!....

sábado, 23 de janeiro de 2010

Segurança na Escola



Num mundo que cada vez mais assusta as pessoas, a segurança é algo que preocupa os pais da escola EB1 da Gervide. A saída da escola pode ser uma altura em que basta uma distracção, para que no meio da confusão uma criança se torne um alvo vulnerável.

A segurança foi um dos temas abordados na reunião da Associação de Pais da Escola EB1 da Gervide, no sábado 16 de Janeiro de 2010.


No início do ano lectivo foi solicitado aos pais que indicassem as pessoas autorizadas para receber a criança à saída das aulas, o que se verifica é que essa vigilância não é efectuada eficazmente pela pessoa que está à porta. Na nossa opinião esse trabalho é muito difícil de fazer com as actuais condições da saída, o ajuntamento de pais à porta e a saída das crianças todas ao mesmo tempo.

Na reunião foram discutidas várias medidas para reduzir os riscos. Estas foram apresentadas à Coordenadora da Escola que, de imediato deu todo o seu apoio e accionou os mecanismos para que estas passem a ser uma realidade.


- Pensámos que o fundamental é trabalhar com as crianças na prevenção com alguns conselhos sobre segurança que podem ser úteis na saída da escola e nas suas vidas. Consultamos a PSP para saber se têm algumas estratégias preparadas que possam esclarecer as crianças, pais, professores, funcionários.


- Pretendemos fornecer dois cartões a cada criança com a sua fotografia para que a pessoa que a vem receber se apresente sempre munida de um destes, caso não o apresente deverá identificar-se à pessoa que se encontra na porta. Caso os pais considerem que a criança tem autonomia para sair sozinha o cartão deverá acompanhar a criança.

.- Considerámos que parte da solução poderia passar pela saída das turmas ser realizada em horários distintos com diferença de alguns minutos evitando assim o tráfego de crianças e o acumular de pais à saída.


- Contámos com a colaboração dos pais para que não se concentrem à porta da escola facilitando deste modo o trabalho de quem controla a saída.

Estas são as medidas que vão ser implementadas a curto prazo. Outras vão ser propostas ao Departamento da Educação da Câmara Municipal de Gaia.

- A construção de um abrigo na entrada que possa abrigar a funcionária que está de vigilância e acolher os pais que vão receber os seus filhos.


- Um sistema de vídeo-vigilância colocado à entrada.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resposta da Escola ao Inquérito

Após a análise do Inquérito/Levantamento de necessidades da Escola, podemos informar o seguinte:

Casas de banho:

· As casas de banho têm uma manutenção de limpeza três vezes ao dia, sempre após os intervalos mais movimentados, ou sempre que necessário em casos pontuais.

· Nas salas de aulas existe e existiu sempre papel higiénico para utilização dos alunos sempre que estes o solicitem junto das Professoras ou outros responsáveis. O papel higiénico não pode ser deixado na casa de banho pois as crianças estragam.

Segurança na saída da Escola:

· Esta é assegurada pelas funcionárias que entregam os alunos aos Encarregados de Educação nas horas de saída, e em casos pontuais só saem com autorização assinada pelos mesmos.

Vigilância/acessórios nos recreios/Folhas de árvores:

· A vigilância nos intervalos da manhã é assegurada por todas as Assistentes Operacionais, mais uma ou duas Professoras, (Segunda Terça e Quarta, duas Professoras, Quinta e Sexta uma Professora), nos outros intervalos é assegurada pelas Assistentes Operacionais que estão disponíveis.

· Acessórios de diversão são utilizados os que a Escola tem disponíveis (bolas, cordas de saltar ….)

· As folhas das árvores que caem com frequência no recreio da Escola, na época de Outono, são varridas todos os dias.

Educação Física:

· Assunto que deve ser tratado com a GAIANIMA, contudo o Agrupamento pediu transporte para a nossa Escola poder fazer Educação Física num espaço apropriado, no início do ano lectivo.

Falta de Professor e obrigatoriedade de participar em todas as AECs:

· Assuntos a tratar no Agrupamento com a Directora Adjunta Professora Beatriz.

Temperatura sala de aula:

· Assunto a tratar com a Câmara de V. N. Gaia (existem dois aquecedores em cada sala, mas só um é que está ligado).

Com os melhores cumprimentos

A Coordenadora

Amélia Teixeira

A Escola de Pais e a Cidadania


No sábado 16 de Janeiro de 2010 aconteceu na nossa escola a “1ª Escola de Pais “ subordinada ao tema “Como posso ajudar o meu filho a ter sucesso na vida?”. Embora com uma participação reduzida equivalente a pais de 6 crianças (3%), todos aprendemos na interacção uns com os outros naquilo que a nosso ver foi um excelente exercício de cidadania. Os que estavam presentes revelaram ter uma preocupação em ajudar os filhos a procurar o sucesso que desejam e não o sucesso que os pais desejam, provando que estão empenhados na concretização dos sonhos das crianças.
A nossa participação na escola e na vida dos nossos filhos não pode se limitar a “mandar umas bocas” à porta da escola apontando o dedo ao que aos nossos olhos parece estar mal. Temos que nos unir não só na identificação como na resolução das questões que deveriam preocupar a todos.
Desta reunião sobressaiu uma área prioritária a ser trabalhada: a segurança na saída da escola.
Com um mundo que cada vez mais assusta as pessoas, a segurança é algo que preocupa os pais da escola EB1 da Gervide. A saída da escola pode ser uma altura em que basta uma distracção para que no meio da confusão uma criança possa ser um alvo vulnerável.
A associação já apresentou propostas e pediu colaboração das entidades oficiais de forma a trabalhar na prevenção dos problemas.
Esperamos em breve ter novidades.
A todos aqueles que se empenharam na realização dos sonhos das crianças e na melhoria da sua segurança o nosso obrigado.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Escola de Pais


As crianças são todas diferentes e infelizmente não nascem com um manual de instruções para que se possam conduzir pela vida com o sucesso que muitas vezes desejamos. São as pequenas estratégias que por vezes mudam o rumo das vidas, facilitando a tarefa a quem educa.
A Associação de Pais da Escola EB1 da Gervide tem o prazer de o convidar para a primeira "Escola de Pais" subordinada ao tema "Como posso ajudar o meu filho a ter sucesso na vida?" a realizar no sábado 16 de Janeiro de 2010 pelas 15.00 nas instalações da escola.
Contamos com a presença de todos os interessados na reflexão sobre a educação das suas crianças .
A entrada é gratuita e limitada aos lugares disponíveis na sala.
A associação garante a animação das crianças no recinto escolar durante a sessão.


"Poderemos nunca saber os resultados da nossa acção. Mas se não fizer nada, não existirão resultados."

Mahatma Gandhi

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Análise do Inquérito ou levantamento de necessidades da Escola


Por vezes ouvimos as queixas mas quando se pede às pessoas para formalizarem essas queixas de maneira que se consigam resolver os problemas, estas desvanecem.

O inquérito que a Associação de Pais da nossa escola realizou teve uma participação de 28 respostas em 190 alunos (15%), sendo que só 9 (5%) apresentaram reclamações relativamente às questões levantadas. Pelos números poderíamos dizer que vivemos numa escola quase perfeita.

Aqui está o levantamento das questões que inquietam alguns Pais e que algumas são comuns às preocupações que a Associação tem. Vamos tentar direccionar estas para as pessoas indicadas tentando fazer com que a qualidade de atendimento às nossas crianças melhore.

As questões mais levantadas foram relacionadas com a Higiene e Segurança, com grande preocupação da higiene nas casas de banho. Infelizmente vivemos numa sociedade que oferece os manuais escolares a todas as crianças mas que se esquece do papel higiénico e dos detergentes que, ao que constatamos têm que ser mendigados.

A segurança na saída da escola é outro assunto que preocupa alguns Pais, de facto a escola não tem condições nem recursos para assegurar que todas as crianças ao saírem ao mesmo tempo sejam controladas de forma a se observar por quem são acompanhadas.

O espaço de intervalo também mereceu a atenção de alguns Pais, consideram que há falta de vigilância, falta de acessórios de diversão, os pavimentos podem ser perigosos, e que as folhas na altura do Outono deveriam ser limpas com mais frequência pois as crianças podem escorregar nelas.

A Educação Física foi outro dos assuntos que preocupou os Pais pois consideram que não existe na escola um local apropriado para a prática da actividade, principalmente de Inverno.

A solução encontrada pela escola quando algum professor falta e que os alunos são distribuídos pelas salas não é a mais indicada segundo um Encarregado de Educação. Esta observação pode ter muita pertinência para as turmas que recebem e vêem as suas rotinas alteradas sem terem culpa disso.

Foram ainda feitas referências à obrigatoriedade de participar em todas as AEC´s e que a temperatura na sala de aula por vezes é fria.

Por vezes esquecemo-nos dos nossos tempos de escola em que chovia dentro das salas, em que saíamos e entrávamos quando queríamos, não tínhamos Educação Física nem AEC´s dentro ou fora da sala, quando algum professor faltava vínhamos para o recreio brincar com as folhas e íamos para casa todos molhados e sozinhos.

Os tempos mudaram e de facto estamos melhor do que na nossa altura, mas cabe a todos nós pensarmos onde e como podemos melhorar a qualidade de vida das escolas e do serviço que estas prestam, mesmo que por vezes as nossas questões pareçam descabidas aos olhos de outros.

A todos os que participaram e reflectiram connosco neste inquérito o nosso obrigado.

Parabéns pela Festa de Natal



Por vezes esquecemo-nos que os nossos filhos estão na escola pública. Se em outros anos se realizaram festas onde se deram prendas e se gastou mais dinheiro em decoração, este ano teve que ser mais contido devido à crise que o país e o mundo atravessam. Uma crise da qual alguns encarregados de educação também são vítimas e que os impossibilita de terem uma participação financeira conforme gostariam na nossa associação. Tudo isto não serve de desculpa para não se fazerem as coisas, não como gostaríamos mas como foi possível.

Desde já vão os parabéns para as nossas crianças, pessoal docente e não docente. Os temas escolhidos estiveram adaptados às idades dos alunos, e com uma grande aposta na autonomia destes. Pelo que nos apercebemos os ensaios ocuparam o tempo necessário para aquilo que se propunham, não tomando muito tempo às actividades lectivas mas não retirando à qualidade das apresentações. O comportamento das turmas foi exemplar.

Todos estes eventos só são possíveis com o envolvimento da comunidade e sem o salão paroquial, os recursos tecnológicos e os recursos humanos que os geriram esta festa não teria a mesma qualidade. Fica o agradecimento ao Srº Padre Jorge, à Dª Teresa e o Srº Tavares.

Para termos uma participação com a escola não precisamos necessariamente de pertencer à Associação de Pais. Algumas das Mães presentes arregaçaram as mangas e sem ninguém lhes pedir deram o seu contributo.

Quanto à nossa participação foi proporcional às nossas disponibilidades e possibilidades financeiras. Mesmo assim conseguimos oferecer um lanche às crianças e ter uma participação de um grupo de jovens da Cercigaia que animaram o final da festa e mostraram que mesmo com todas as dificuldades, tendo força de vontade as pessoas conseguem realizar os sonhos.

Esta é uma mensagem de Natal muito importante para as crianças que vivem num mundo cada vez mais cruel e competitivo.

A todos um Bom Ano.