sábado, 23 de janeiro de 2010

Segurança na Escola



Num mundo que cada vez mais assusta as pessoas, a segurança é algo que preocupa os pais da escola EB1 da Gervide. A saída da escola pode ser uma altura em que basta uma distracção, para que no meio da confusão uma criança se torne um alvo vulnerável.

A segurança foi um dos temas abordados na reunião da Associação de Pais da Escola EB1 da Gervide, no sábado 16 de Janeiro de 2010.


No início do ano lectivo foi solicitado aos pais que indicassem as pessoas autorizadas para receber a criança à saída das aulas, o que se verifica é que essa vigilância não é efectuada eficazmente pela pessoa que está à porta. Na nossa opinião esse trabalho é muito difícil de fazer com as actuais condições da saída, o ajuntamento de pais à porta e a saída das crianças todas ao mesmo tempo.

Na reunião foram discutidas várias medidas para reduzir os riscos. Estas foram apresentadas à Coordenadora da Escola que, de imediato deu todo o seu apoio e accionou os mecanismos para que estas passem a ser uma realidade.


- Pensámos que o fundamental é trabalhar com as crianças na prevenção com alguns conselhos sobre segurança que podem ser úteis na saída da escola e nas suas vidas. Consultamos a PSP para saber se têm algumas estratégias preparadas que possam esclarecer as crianças, pais, professores, funcionários.


- Pretendemos fornecer dois cartões a cada criança com a sua fotografia para que a pessoa que a vem receber se apresente sempre munida de um destes, caso não o apresente deverá identificar-se à pessoa que se encontra na porta. Caso os pais considerem que a criança tem autonomia para sair sozinha o cartão deverá acompanhar a criança.

.- Considerámos que parte da solução poderia passar pela saída das turmas ser realizada em horários distintos com diferença de alguns minutos evitando assim o tráfego de crianças e o acumular de pais à saída.


- Contámos com a colaboração dos pais para que não se concentrem à porta da escola facilitando deste modo o trabalho de quem controla a saída.

Estas são as medidas que vão ser implementadas a curto prazo. Outras vão ser propostas ao Departamento da Educação da Câmara Municipal de Gaia.

- A construção de um abrigo na entrada que possa abrigar a funcionária que está de vigilância e acolher os pais que vão receber os seus filhos.


- Um sistema de vídeo-vigilância colocado à entrada.

1 comentário:

  1. ola boa tarde
    É para deixar o meu agrado com a nova proposta de segurança por parte da associação de pais.
    Continuem com o bom trabalho.

    Rute Oliveira

    ResponderEliminar