quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Last Christmas…


Lembram-se com certeza dos Wham… Pois é já passaram uns anos, estávamos em plena época do vinil, alguns de nós tinham a idade dos nossos filhos no presente, uns um pouco mais velhos, mas não havia quem não sonhasse em ir passar um Natal como o do vídeo clip.
Os anos passam e a Associação lembrou-se que seria engraçado presentearmos os nossos filhos com uma reinterpretação da música. Em coro, acompanhada a guitarra, violino, piano, versão fado, pop ou hip hop, com coreografia ou não gostaríamos de convidar todos os pais, professores, funcionários, e comunidade escolar em geral a acompanhar-nos nesta aventura que só pára onde a imaginação nos levar.
Os ensaios vão se realizar em três sessões dia 30 Novembro, dias 7 e 4 de Dezembro pelas 21.30 na nossa escola. A festa de Natal será no dia 17 de Dezembro de manhã.
Traga a guitarra, coragem, imaginação ou simplesmente a voz e venha surpreender as nossas crianças.
E garanto-vos que os nossos filhos jamais a esquecerão…
Aqui ficam algumas sugestões de visita para se inspirarem.
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=E8gmARGvPlI
Versão dos anjos http://www.youtube.com/watch?v=Lfx6UGcWrt8
Karaoke http://www.youtube.com/watch?v=pCIVq_zamjU&feature=related
Cifras para guitarra http://www.cifras.com.br/cifra/wham/last-christmas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Festival Gourmet


Teve de tudo o Festival. Os pais responderam com incríveis petiscos, a decoração estava o máximo, houve prémios e sobretudo pairou um ambiente simpático com um convívio muito informal entre pais, professores e funcionários...até teve baile com DJ e tudo...
São estes momentos que as crianças vão reter na memória e que acabam por ter importância nas suas vidas. Ver os pais, os professores, os funcionários e os seus amigos a divertirem-se no mesmo espaço, faz com que tenham mais admiração por todos e reforça o seu conceito de comunidade. É crescer num ambiente saudável onde se esbatem as fronteiras sociais e onde o respeito, a admiração e a diversão interagem em harmonia. Nós ficamos orgulhosos pelo seu comportamento, brincaram, adoraram as iguarias, e dançaram com os pais numa cadência onde se esbatiam as idades.
A isto chama-se crescimento saudável.
Parabéns a todos pelo empenho.
No final pediram-nos mais...nós iremos responder com outros eventos...esperamos continuar à altura.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A crise e a crise de valores!...


Este assunto da crise já começa a aborrecer, principalmente porque não vemos a luz no fundo do túnel e não sabemos onde isto vai parar. Não sendo especialistas no assunto facilmente conseguimos perceber que o trabalho é cada vez mais raro e já dizia o Professor Agostinho “o capitalismo está a conseguir aquilo que o comunismo não conseguiu que é substituir o homem pela máquina e dar mais tempo a este”. O que é certo é que cada vez fecham mais empresas e em vez de dividirmos o trabalho que existe, há cada vez menos pessoas a trabalhar e mais pessoas a viverem de subsídios, não porque queiram mas porque não têm trabalho. Muitas vezes temos tendência a julgar e a generalizar, “Vive do rendimento mínimo mas toma o pequeno-almoço no café”, “Tem tempo de sobra e nem se quer vem à escola para saber do filho”. Estes são alguns dos comentários que ouvimos e que por vezes fazemos. Dizem os especialistas que é em alturas de crise como esta, que ficamos mais em baixo, que menos queremos saber, mais desinteressados andamos pelo mundo, é como um mecanismo de defesa do próprio ser humano em que se recusa a perceber o que se está a passar à sua volta e em resposta vira as costas ao a tudo. Não deve ser fácil…Pergunto se qualquer um de nós que não está nesta situação gostaria de trocar.
Esta semana recebemos algumas comparticipações dos pais para a associação e o pedido era de 10€ houve alguns que só deram 5€ mas acredito que o fizeram com algum sacrifício, estes pais quiseram cumprir com as suas obrigações e não estão de costas viradas para o mundo. A todos os pais que contribuíram para a associação o nosso obrigado e um especial obrigado aqueles que o fizeram com dificuldades, a todos aqueles que não puderam contribuir por que estão a atravessar uma fase menos boa o nosso único desejo é que esta crise passe o mais rapidamente e que haja trabalho para todos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O meu filho entrou para a escola. E agora?


E agora?... é uma pergunta que está sempre presente nas cabeças dos pais. E agora como é que eu faço? Eles não vêm com manual de instruções…
A alteração de rotinas, a entrada na Pré, ou na escola pode ser um factor de stress para as crianças que pode desestabilizar a vida familiar. Algumas adaptam-se rapidamente e nem sentimos, outras pelo contrário fazem birras, choram, até chegam ao ponto de ter vómitos, adoecer ou voltar a urinar na cama. Tudo isto é um processo de adaptação que em breve irão superar. Se algo não corre tão bem como era esperado a tendência é logo desconfiar que a culpa é da professora ou educadora.
O início ao estudo, como ajudar nos trabalhos de casa, como criar rotinas e gosto pelo estudo, qual é a melhor altura para estudar, as rotinas da casa, a hora de ir dormir, as refeições, o pequeno almoço… são factores que podem determinar a predisposição da criança para o estudo.
Para ajudar a esclarecer estas e outras dúvidas a Associação de pais vai realizar uma mesa redonda com alguns especialistas em educação, e sobretudo com alguns peritos, os pais que já passaram por algumas destas experiências e que estão dispostos a partilhar connosco as estratégias que resultaram com os seus.
É isto que vamos falar no próximo dia 11 de Novembro pelas 21h00 na escola.
Apareçam Pais da Gervide… vão ver que há sempre algo a aprender de novo.