quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As Histórias e o Crescimento Saudável


A propósito do conselho que demos na última postagem sobre a vantagem de ler para os nossos filhos, não podemos deixar de chamar a atenção que ler é muito positivo por todas as razões que já foram apresentadas, mas o conteúdo das histórias também é importante.
A nossa geração foi bombardeada por monstros, bruxas e afins. Algumas das histórias clássicas da nossa geração não são um bom exemplo de leitura para os nossos filhos. Muitas dessas histórias são hoje reeditadas e nós achamos que por nos terem contado na nossa infância são clássicos que todas as crianças devem ouvir. Da nossa infância devemos copiar os bons exemplos e não tudo o que nos influenciou, pois muitas das nossas experiências podem não ter sido as mais saudáveis.
Histórias que apelam à vingança, em que a sociedade se resume a maus e bons, que criam estereótipos sobre madrastas, sobre pessoas que são diferentes, em cenários macabros não são bons exemplos para se ler às crianças. Se repararem muitas das histórias de que falámos são exactamente isto, pelo menos aos olhos das crianças.
A leitura antes de ir para a cama deve criar um cenário relaxado para que a criança tenha uma noite descansada, o conteúdo deve apelar a ambientes em que as personagens tenham relações saudáveis entre si para que a criança cresça em valores. Pois é durante o sono que o nosso cérebro processa e digere a informação que absorveu durante o dia. É bom que esta tenha sido saudável.
Boas leituras.

1 comentário:

  1. Aproveitem, os livros do PNL que os vossos filhos vão de vez em quando levando para casa. Vão de encontro a estas recomendações.E.... boas leituras

    ResponderEliminar