quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A bandono escolar, será cultural, genético?...


Muitas são as queixas que ouvimos dos sucessivos governos sobre médicos, polícias, professores e outros grupos profissionais. É um fenómeno que todos conhecemos como "dividir para reinar" e que é muito usado pela classe política seja qual for a cor...
Enquanto o povo perde tempo a insultar quem lhes salva as vidas, quem os protege, quem ensina os seus filhos muitas vezes fazendo omeletas sem os ovos que lhes prometeramr, os "safadotes" vão governando as suas vidas e reinando lá nos seus poleiros.
Não quer isto dizer que não existam maus profissionais em todas as áreas, são pessoas que ali foram parar sem vocação para as tarefas e que se agarram de unhas e dentes aos seus empregos sem procurar algo onde se poderiam sentir realizados e serem realmente produtivos para a sociedade. Mas são poucos e são mais aqueles que estão nestas profissões porque acreditam (até um dia) que têm algo a dar à sociedade.
Até agora a culpa do ensino era dos professores, mas afinal parece que pode ser cultural ou genético... pelo menos a julgar pelos dados fornecidos pelo jornal O Público em http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/abandono-escolar-acompanha-portugueses-no-luxemburgo_1416339
O artigo não é de agora mas se quiserem dar uma leitura poderão ver que segundo os resultados, o problema pode estar no acompanhamento dado em casa.
Está provado que a relação que os pais têm com a escola, não só tem repercussões no comportamento e aproveitamento dos alunos mas também na representação que estes constroem de cidadania e nas suas relações sociais.
A escola não está isenta de culpas mas não são os professores que fazem e desfazem os currículos a seu belo prazer. Os professores tentam fazer o seu melhor mesmo sabendo por vezes que o que estão a "vender" não é o melhor para os seus alunos.
Hoje, o esforço que a sociedade nos pede é demais e por vezes o tempo escasseia para acompanhar os nossos filhos, mas também sabemos que por vezes não é assim.
Como diz Sérgio Godinho em vez de andarmos "a fazer manguitos ao irmão do outro lado e a gritar, estamos quites, lixaste-me, estás lixado" devíamos estar mais "unidos como as uvas estão no cacho"...só ganhávamos todos...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dj Kids Gervide


Está formado o grupo Dj Kids da Escola EB1 de Gervide.
É verdade, somos uma das únicas escolas a ter um grupo de Crianças e Pais Djs.
Na passada sexta-feira dia 18 de Fevereiro de 2011 reunimos na escola para dar as bases e os Kids lá estavam de headphones na cabeça a "bombar".
Foi muito divertido ver as crianças a vestirem a pele de DJ e algumas delas surpreenderam-nos com a sua rápida adaptação às técnicas.
A nossa primeira intervenção será na festa de Carnaval.
O grupo é composto por: Dj Pedro, Dj Alice, Dj Diogo, Dj João, Dj Ricardo, Dj Diogo, Dj Paulo (Pai) e Dj Luís (Pai).
Estamos todos motivados para deixar a festa ao rubro.
Será com certeza um momento único.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

“O primeiro livro que a minha filha me leu…”


Quem me conhece sabe que não sou pessoa para escrever na primeira pessoa utilizando os canais oficiais da associação muito menos para dar “graxa”. O que acontece é que hoje aconteceu algo que nunca esquecerei na minha vida e que gostava de partilhar convosco pois acima de tudo sou um Pai da Gervide e como este blog é aberto a todos os Pais, então porque não falar na primeira pessoa sobre algo tão pessoal.
Geralmente aos ouvidos dos Professores só lhes chegam as críticas e raramente os elogios, ou então chegam em forma de graxa que exigem algo em troca. São anos e anos em que se vai criando defesas aos ataques de uma sociedade que cada vez exige mais do Professor e cada vez menos se vê ao espelho.
Hoje a minha filha leu-me um pequeno livro completo pela primeira vez. Não só o leu correctamente como com toda a expressividade que a história o merecia. Foi mais do que uma simples leitura, foi um momento mágico em que o fez com muita ternura, o que me deixou orgulhoso e confesso que com a lágrima no canto do olho. Não sei se lê melhor ou pior do que os colegas, ou se aos outros pais já aconteceu à mais tempo ou nunca aconteceu, nem pretendo comparar com ninguém. Foi daqueles momentos que nunca mais esquecerei: “O primeiro livro que a minha filha me leu…”
Todo este trabalho não aparece por acaso. É trabalho de alguém que está ali todos os dias a lutar contra as adversidades, sabendo que vai chegar ao fim do dia e que provavelmente não lhe vão reconhecer o esforço, que amanhã provavelmente irá ouvir mais críticas e irão colocar em causa o seu trabalho. É trabalho de um Professor.
Obrigado Professora por me ter proporcionado este momento tão belo…

Um Pai da Gervide.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quando for grande quero ser DJ


A festa de Carnaval está aí e em vez de contratar DJ´s a associação quer formar DJ´s.
Para isso vai dinamizar para os alunos um pequeno workshop de iniciação a DJ na sexta-feira 18 de Fevereiro de 2011 na escola das 17.30 à 19.00.
Os alunos que fizerem este workshop estão habilitados a fazer parte dos DJ KIDs que estarão a passar música na festa de Carnaval.
Os Pais também gostavam de ser DJ´s?
Tudo bem, só tem que ter um espírito KID e aparecer com o filho no workshop para fazer uma dupla.
As inscrições estão limitadas aos primeiros 10 KID´s que se inscreverem através do nosso email.

Workshop de Hidroponia


Na quarta-feira dia 9 de Fevereiro às 21.30 a associação vai promover um pequeno workshop sobre a Hidroponia na escola. Este vai ser dinamizado pelo Drº Pedro Medeiros um autodidacta na matéria que nos quer ajudar a implementar um projecto na escola.
Estamos a estudar a possibilidade de adquirir uma pequena estufa para fazer hidroponia. A cultura hidropónica é mais rápida e "limpa" do que a agricultura tradicional. Sendo o projecto da escola relacionado com a alimentação, pensamos que seria interessante os alunos poderem cultivar e assistir ao crescimento das plantas que depois de estarem desenvolvidas poderiam levar para casa para serem consumidas. A alface é uma das plantas que é muito cultivada.
O mundo está em mudança e futuramente terá que se apostar em conceitos de sustentabilidade que desenvolvam a economia local em vez de ir buscar os produtos a milhares de Km de distância, a Hidroponia pode ser uma solução ao nível da agricultura, não só para os nossos alunos no futuro como para os seus pais no presente.
Está convidado...apareça...

sábado, 5 de fevereiro de 2011

É Carnaval...


A Associação lembrou-se que seria engraçado este ano fazermos algo de inesquecível no Carnaval para os nossos filhos...quem não gosta de uma vez por ano de quebrar a rotina, mudar a “máscara” e de se “transformar” e divertir? Afinal, é Carnaval e ninguém leva a mal. Gostaríamos de convidar todos os pais, professores, funcionários, e comunidade escolar em geral a acompanhar-nos e a participar nesta aventura que só pára onde coragem e a imaginação nos levar. Já estamos a canalizar as nossas energias para o evento que se realizará no dia 5 de Março, pelas 19,30 horas no Salão Paroquial de Gervide. O bilhete de entrada para os adultos será de 3€ e dará direito a caldo verde, bifana e bebida, as crianças não pagam. Com toda a folia, estamos a preparar concursos de máscaras com prémios para a melhor fantasia de aluno, turma, pais e professor. Vamos ter petiscos, prémios para as melhores fantasias e muita animação garantida música com a presença do DJ Luís Baião and the KIDs...
A entrada será por marcação, limitada às famílias que tenham alunos da escola e seus convidados. Em breve poderão começar a fazer as reservas.
Contámos por isso com a sua presença, o seu filho(a) vai adorar, pois a nossa será a melhor festa de Carnaval!

Prémios para as melhores fantasias:
Crianças 1º - 1 pacote Vida é Bela - Super Aventuras; 2º e 3º - leitores de MP3;
Adultos 1º - pacote a Vida é Bela.

O Cartaz foi elaborado a partir dos desenhos dos alunos: Inês Mota (pré), Maria Jorge (1ºAG), Andreia Mourão (1ºBG), Alice (2ºAG), Joana Marques (2ºBG), Rafaela Ferreira, (3ºAG ), Juliana (3ºBG), Rúben (4ºAG) e Gonçalo Costa (4ºBG), Denise (4ºBG) parabéns a eles em breve terão notícias nossas.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Boa alimentação e não só


A “nossa” Natália já todos conhecemos, chamamos-lhe “nossa” com todo o carinho, pois é com o mesmo carinho e empenho que as nossas Técnicas de Cozinha, Natália e Susana tratam das nossas crianças. Neste número fomos saber um pouco mais sobre os seus trabalhos.
Hoje este tipo de serviço está muito bem estruturado. A forma como são confeccionadas as receitas respeitam os padrões de higiene e qualidade exigidos por lei e contemplam as necessidades reais que as crianças em idade escolar têm de acordo com o desgaste de calorias, vitaminas, sais minerais que gastam nas suas actividades, sem que tenham carências mas que também não tenham problemas de excesso.
Hoje estas técnicas e as funcionárias que lhes dão apoio não se limitam a confeccionar e servir refeições, a hora de almoço no refeitório é um verdadeiro trabalho pedagógico para que se criem hábitos de alimentação saudáveis e regras à mesa.
A Natália confessa que por vezes sente-se frustrada por saber que em certas crianças o trabalho que desenvolvem não tem continuidade em casa. Este trabalho é de todo fundamental para o desenvolvimento das crianças por isso aqui ficam alguns conselhos que pensamos ser úteis para o crescimento saudável da criança.
As refeições não têm só importância do ponto de vista físico para a criança mas também do ponto de vista afectivo e psicológico visto serem um momento de convívio familiar. Por isso aproveite todas elas para estar em família e conversar. A começar logo pelo pequeno-almoço. Muitas são as famílias que não tomam esta refeição juntos, que o tomam a correr, às vezes no carro ou até não tomam. O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia visto estarmos de estômago vazio. Se por acaso antes de ter filhos não o tomávamos, agora temos o dever de o fazer para educar a criança e lembre-se que se queremos que a criança tenha determinado comportamento o mais fácil é com o nosso próprio exemplo. A refeição deve ser à mesa e em família para que a criança tenha energias e boa disposição para o dia que vai enfrentar.
O lanche a meio da manhã é essencial, mas a Natália previne que não deve ser farto pois passado uma hora as crianças estão a almoçar. Nunca enviar por hábito batatas fritas, produtos embalados com recheios de chocolate ou outros do género. Por vezes o tempo é pouco para preparar algo para as crianças mas a escola serve pão com manteiga que é bem mais saudável. O melhor será um iogurte ou uma peça de fruta para que o estômago tenha tempo de fazer a digestão até ao almoço.
O lanche a meio de tarde também é essencial. Os seres humanos devem comer pouco várias vezes ao dia e não muito poucas vezes.
Ao jantar devemos aproveitar a refeição para serenamente estar em família e conversar com as crianças sobre o seu dia e assim reforçar os laços familiares. A televisão é inimiga deste trabalho e a investigação já provou que à hora das refeições prejudica as relações familiares, pois além de nos roubar a atenção para o que se passa no ecrã, quando vemos os telejornais ficamos de tal maneira irritados com o que se passa no mundo que por vezes nos tornamos agressivos com quem está ao nosso lado. Todos nós conhecemos a frase “Chiuu, Chiuu, deixa-me ouvir”. Para além de ser prejudicial nas relações é prejudicial à saúde pois a irritação que nos causa altera o processo de digestão, podendo mesmo criar doenças de estômago.
Ao jantar devemos também aproveitar para cultivar os bons hábitos alimentares. Comer sopa por exemplo, mas lembre-se que não devemos querer que seja só a criança a comer. A família deve toda comer o mesmo, os adultos devem dar o exemplo, pois só assim as crianças vão querer imitar os pais, caso contrário ficam a pensar “Se os meus pais não comem sopa é porque não está boa…por isso também não gosto”. O mesmo em relação às saladas, vegetais, fruta e tudo o resto. Mais uma vez a importância de servir de modelo à criança. Ter uma criança é