segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

“O primeiro livro que a minha filha me leu…”


Quem me conhece sabe que não sou pessoa para escrever na primeira pessoa utilizando os canais oficiais da associação muito menos para dar “graxa”. O que acontece é que hoje aconteceu algo que nunca esquecerei na minha vida e que gostava de partilhar convosco pois acima de tudo sou um Pai da Gervide e como este blog é aberto a todos os Pais, então porque não falar na primeira pessoa sobre algo tão pessoal.
Geralmente aos ouvidos dos Professores só lhes chegam as críticas e raramente os elogios, ou então chegam em forma de graxa que exigem algo em troca. São anos e anos em que se vai criando defesas aos ataques de uma sociedade que cada vez exige mais do Professor e cada vez menos se vê ao espelho.
Hoje a minha filha leu-me um pequeno livro completo pela primeira vez. Não só o leu correctamente como com toda a expressividade que a história o merecia. Foi mais do que uma simples leitura, foi um momento mágico em que o fez com muita ternura, o que me deixou orgulhoso e confesso que com a lágrima no canto do olho. Não sei se lê melhor ou pior do que os colegas, ou se aos outros pais já aconteceu à mais tempo ou nunca aconteceu, nem pretendo comparar com ninguém. Foi daqueles momentos que nunca mais esquecerei: “O primeiro livro que a minha filha me leu…”
Todo este trabalho não aparece por acaso. É trabalho de alguém que está ali todos os dias a lutar contra as adversidades, sabendo que vai chegar ao fim do dia e que provavelmente não lhe vão reconhecer o esforço, que amanhã provavelmente irá ouvir mais críticas e irão colocar em causa o seu trabalho. É trabalho de um Professor.
Obrigado Professora por me ter proporcionado este momento tão belo…

Um Pai da Gervide.

1 comentário:

  1. Já muitos pais passaram por esse momento em que percebem que os seus filhos estão a desenvolver competências fundamentais para o seu crescimento e desenvolvimento cognitivo. Por vezes, nem precisa de ser a leitura de um livro que nos surpreende, pode ser a explicação de uma matéria nova, a realização de um cálculo matemático...As aprendizagens são inúmeras e decorrerão aos longo de vários anos.E serão vários os PROFESSORES que estarão por trás desse desenvolvimento.O ideal é que todos os pais mostrem interesse pelas actividades escolares ao longo de todo o percurso escolar dos seus educandos. Isso é meio caminho andado para que esse percurso seja feito com sucesso. A interacção entre pais e professores é fundamental, só assim os nossos filhos se tornarão adultos com valores preparados para enfrentar o mundo do trabalho.Em nome da classe docente agradeço as suas palavras!
    Uma mãe da Gervide.

    ResponderEliminar