quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bom Natal


A festa de Natal da nossa escola correu muito bem, as crianças mais uma vez nos surpreenderam com as suas magníficas actuações e o seu comportamento exemplar. Este ano até tiveram direito a Pai Natal e prenda. Não porque se tivessem portado melhor do que o ano passado, mas porque houve uma série de iniciativas da associação de pais às quais os pais aderiram e que tornaram possível a concretização de algumas das metas estabelecidas. Uma das estratégias que na nossa opinião superou as expectativas foram as rifas. Os pais não só consumiram como alguns pediram mais para vender a amigos e familiares, as famílias mais carenciadas empenharam-se na venda e nós de alguma forma sentimos que todo este envolvimento é um voto de confiança na associação, não só por estes sinais mas também por outros que temos recebido.
Por vezes entristece-nos ouvir comentários de que esta associação é melhor do que a do ano passado. Alguns dos elementos activos deste ano pertenciam à anterior direcção. No ano passado era a primeira vez que nos encontrávamos numa situação destas, a associação era completamente nova e por isso sem experiência, a equipa docente e a Coordenadora também eram novos na escola e todo o processo foi amadurecendo. Entre a inexperiência e os problemas de saúde de alguns membros fez-se o melhor que na altura sabíamos. Este ano com a entrada de alguns elementos novos cheios de energia, a maturidade adquirida do ano anterior, o envolvimento dos pais e a coordenação com um corpo docente aberto à partilha sem dúvida que o produto tem sido outro. Não somos pessoas viradas para o passado mas sim para o futuro e os nossos desejos é que este processo continue a melhorar e que continue a envolver a associação, a actual direcção, a antiga direcção e todos os pais porque é que nós somos… a associação de todos os pais.

A todos um Bom Natal

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexo dos pais nos filhos... Reflexão


A Mãe Elsa Vieira mais uma vez contribui enviando o vídeo que partilhámos com vocês.
Estes são dos princípios básicos mais importantes na educação das crianças “a moldagem e a modelagem”. Para dar um exemplo prático, a moldagem é quando ajudamos a criança a comer a sopa segurando na sua própria mão e levando a colher à boca para que ela interiorize o movimento e o passe a fazer sozinha, estamos a moldar a criança. A modelagem é quando usamos um modelo para que a criança imite os seus comportamentos. Usando o exemplo da sopa, o mais importante é a criança observar os pais e/ou os irmãos a comerem à mesa pois naturalmente vai imitar os seus gestos.
A imitação dos modelos vai ser de extremamente importante no futuro da criança, por isso desde que somos pais e mães temos que ter consciência que os nossos comportamentos estão a ser observados, interiorizados e imitados pelos nossos filhos. Se as nossas atitudes forem positivas vão se reflectir na personalidade dos nossos filhos, mas se forem negativas…também…
Não podemos querer que as crianças sejam perfeitas se nós próprios não o somos. Se de manhã no trânsito insulto a pessoa que vai no carro ao lado, é natural que o meu filho insulte o colega da carteira do lado.
O nascimento de um filho é uma excelente oportunidade para os pais reflectirem sobre as suas posturas e se auto-disciplinarem.
Muitos erros vamos cometer, mas lembrem-se pais, até aí nós podemos ser verdadeiros modelos. Não há problema em admitir que erramos e pedir desculpa aos nossos filhos, pois afinal a honestidade e a transparência é um valor que só se transmite se as crianças tiverem modelos que se orgulhem de seguir.
Obrigado Elsa por mais este contributo.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

“O Passado é história, o Futuro é mistério e o Presente é uma dádiva e por isso se chama presente.” (Deepak Chopra)


Para alguns o presente não é a dádiva com que sonharam…
Por vezes embarcamos em campanhas encabeçadas por figuras públicas, cujo produto reverte para associações que desconhecemos em países longínquos e esquecemos que mesmo ao nosso lado há quem passe sérias dificuldades no seu dia a dia. São famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência que não têm capacidade para dar a volta às suas vidas porque não têm o talento com que alguns de nós foram premiados.
Vivem na nossa terra e por vezes passam despercebidos pois não é uma forma de vida que se orgulhem ou que gostem de exibir, por isso as suas vidas não passam nas televisões com imagens chocantes nem têm o apoio das figuras públicas, mas são reais e estão mesmo ao nosso lado.
São essas pessoas que a SOL MAIOR e a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro querem ajudar através do CATL – Centro de Actividades e Tempos Livres com a campanha de recolha de alimentos.
Necessitam especialmente de alimentos para crianças: leite, bolachas, cereais e enlatados. Basta entregarem no ATL da EB1 da Gervide ou pedirem aos vossos filhos que entreguem à sua Professora que ela fará lá chegar os produtos.
Vamos partilhar um pouco da dádiva com que fomos bafejados e dar um Presente digno a estas famílias que foram apanhadas pelo azar.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Oficinas de Natal


A Gaianima está a dinamizar Oficinas de Natal para as crianças.
Para mais informações aqui fica o contacto.

GAIANIMA
Equipamentos Municipais E.E.M.
Rua Teixeira Lopes, nº964400 Vila Nova de Gaia
Tel.: 22 091 04 52Fax.: 22 377 28 41
E-mail: paulamoreira@gaianima.pt
Internet: www.gaianima.pt

domingo, 5 de dezembro de 2010

Eu quero uma cobertura no sapatinho


A Câmara Municipal de Gaia, organização proprietária da escola, após muita insistência deslocou-se no passado dia 27 de Outubro às nossas instalações a fim de ouvir as nossas necessidades. Um dos pontos fundamentais que nos debruçamos e que já havia sido discutido em Assembleia Geral no ano anterior a propósito da segurança à saída da escola, foi uma cobertura nas entradas da escola para que nos dias de chuva quem está à porta possa fazer o seu trabalho da forma mais segura entregando os nossos Filhos a alguém que conheça sem que eles saiam a correr para os braços da pessoa errada. Até hoje… já entramos em contacto via mail mas nada, há muitas sugestões, inclusive pais que sugerem que devíamos fazer a cobertura com uns cartões e umas chapas ao estilo bairro da lata e chamar as televisões que estão sempre famintas destas notícias originais. Nós sugerimos que se aproveite esta época natalícia em que os corações dos que governam as nossas vidas estão mais sensíveis e que lhes escrevamos como quem escreve ao Pai Natal a pedir prendas. Vamos todos enviar um email para o gabinete da responsável com o assunto “A EB1 da Gervide quer uma cobertura no Sapatinho”, só temos que nos identificar a dizer de que escola somos e claro cada um dirá as suas palavras sem ser rude, pois afinal não somos uns arruaceiros, só queremos o que algumas escolas já têm.
O Pai Natal já todos sabemos que não existe, resta saber se estes departamentos também fazem parte do nosso imaginário ou se são uma realidade…
Não hesite envie o email para vera.pacheco@cm-gaia.pt. Água mole em pedra dura, tanto bate… ou como diz o Gabriel o Pensador “Não adianta olhar para o céu com muita fé e pouca luta”.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Last Christmas…


Lembram-se com certeza dos Wham… Pois é já passaram uns anos, estávamos em plena época do vinil, alguns de nós tinham a idade dos nossos filhos no presente, uns um pouco mais velhos, mas não havia quem não sonhasse em ir passar um Natal como o do vídeo clip.
Os anos passam e a Associação lembrou-se que seria engraçado presentearmos os nossos filhos com uma reinterpretação da música. Em coro, acompanhada a guitarra, violino, piano, versão fado, pop ou hip hop, com coreografia ou não gostaríamos de convidar todos os pais, professores, funcionários, e comunidade escolar em geral a acompanhar-nos nesta aventura que só pára onde a imaginação nos levar.
Os ensaios vão se realizar em três sessões dia 30 Novembro, dias 7 e 4 de Dezembro pelas 21.30 na nossa escola. A festa de Natal será no dia 17 de Dezembro de manhã.
Traga a guitarra, coragem, imaginação ou simplesmente a voz e venha surpreender as nossas crianças.
E garanto-vos que os nossos filhos jamais a esquecerão…
Aqui ficam algumas sugestões de visita para se inspirarem.
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=E8gmARGvPlI
Versão dos anjos http://www.youtube.com/watch?v=Lfx6UGcWrt8
Karaoke http://www.youtube.com/watch?v=pCIVq_zamjU&feature=related
Cifras para guitarra http://www.cifras.com.br/cifra/wham/last-christmas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Festival Gourmet


Teve de tudo o Festival. Os pais responderam com incríveis petiscos, a decoração estava o máximo, houve prémios e sobretudo pairou um ambiente simpático com um convívio muito informal entre pais, professores e funcionários...até teve baile com DJ e tudo...
São estes momentos que as crianças vão reter na memória e que acabam por ter importância nas suas vidas. Ver os pais, os professores, os funcionários e os seus amigos a divertirem-se no mesmo espaço, faz com que tenham mais admiração por todos e reforça o seu conceito de comunidade. É crescer num ambiente saudável onde se esbatem as fronteiras sociais e onde o respeito, a admiração e a diversão interagem em harmonia. Nós ficamos orgulhosos pelo seu comportamento, brincaram, adoraram as iguarias, e dançaram com os pais numa cadência onde se esbatiam as idades.
A isto chama-se crescimento saudável.
Parabéns a todos pelo empenho.
No final pediram-nos mais...nós iremos responder com outros eventos...esperamos continuar à altura.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A crise e a crise de valores!...


Este assunto da crise já começa a aborrecer, principalmente porque não vemos a luz no fundo do túnel e não sabemos onde isto vai parar. Não sendo especialistas no assunto facilmente conseguimos perceber que o trabalho é cada vez mais raro e já dizia o Professor Agostinho “o capitalismo está a conseguir aquilo que o comunismo não conseguiu que é substituir o homem pela máquina e dar mais tempo a este”. O que é certo é que cada vez fecham mais empresas e em vez de dividirmos o trabalho que existe, há cada vez menos pessoas a trabalhar e mais pessoas a viverem de subsídios, não porque queiram mas porque não têm trabalho. Muitas vezes temos tendência a julgar e a generalizar, “Vive do rendimento mínimo mas toma o pequeno-almoço no café”, “Tem tempo de sobra e nem se quer vem à escola para saber do filho”. Estes são alguns dos comentários que ouvimos e que por vezes fazemos. Dizem os especialistas que é em alturas de crise como esta, que ficamos mais em baixo, que menos queremos saber, mais desinteressados andamos pelo mundo, é como um mecanismo de defesa do próprio ser humano em que se recusa a perceber o que se está a passar à sua volta e em resposta vira as costas ao a tudo. Não deve ser fácil…Pergunto se qualquer um de nós que não está nesta situação gostaria de trocar.
Esta semana recebemos algumas comparticipações dos pais para a associação e o pedido era de 10€ houve alguns que só deram 5€ mas acredito que o fizeram com algum sacrifício, estes pais quiseram cumprir com as suas obrigações e não estão de costas viradas para o mundo. A todos os pais que contribuíram para a associação o nosso obrigado e um especial obrigado aqueles que o fizeram com dificuldades, a todos aqueles que não puderam contribuir por que estão a atravessar uma fase menos boa o nosso único desejo é que esta crise passe o mais rapidamente e que haja trabalho para todos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O meu filho entrou para a escola. E agora?


E agora?... é uma pergunta que está sempre presente nas cabeças dos pais. E agora como é que eu faço? Eles não vêm com manual de instruções…
A alteração de rotinas, a entrada na Pré, ou na escola pode ser um factor de stress para as crianças que pode desestabilizar a vida familiar. Algumas adaptam-se rapidamente e nem sentimos, outras pelo contrário fazem birras, choram, até chegam ao ponto de ter vómitos, adoecer ou voltar a urinar na cama. Tudo isto é um processo de adaptação que em breve irão superar. Se algo não corre tão bem como era esperado a tendência é logo desconfiar que a culpa é da professora ou educadora.
O início ao estudo, como ajudar nos trabalhos de casa, como criar rotinas e gosto pelo estudo, qual é a melhor altura para estudar, as rotinas da casa, a hora de ir dormir, as refeições, o pequeno almoço… são factores que podem determinar a predisposição da criança para o estudo.
Para ajudar a esclarecer estas e outras dúvidas a Associação de pais vai realizar uma mesa redonda com alguns especialistas em educação, e sobretudo com alguns peritos, os pais que já passaram por algumas destas experiências e que estão dispostos a partilhar connosco as estratégias que resultaram com os seus.
É isto que vamos falar no próximo dia 11 de Novembro pelas 21h00 na escola.
Apareçam Pais da Gervide… vão ver que há sempre algo a aprender de novo.

sábado, 30 de outubro de 2010

Festival Gourmet


A Associação de Pais está a lançar um desafio aos pais e alunos sob o tema anual da escola, “A Alimentação – vida saudável”. Queremos saber quem é o mais sábio: a cozinhar, a escrever e a desenhar. Para isso vamos levar a efeito um concurso onde vamos premiar a melhor receita na categoria de doces e na categoria de salgados, o melhor desenho, e a melhor frase sobre a alimentação.
Tudo o que têm que fazer é entregar os desenhos e as frases ao vosso professor até ao dia 6 de Novembro e trazer a vossa especialidade gastronómica ao nosso “Festival Gourmet” no dia 20 de Novembro pelas 18.30 na nossa escola. Nesse dia será realizado um jantar convívio entre os presentes onde haverá muita animação para crianças e adultos. Devido a limitações de espaço as inscrições estão limitadas às primeiras 150 pessoas e devem ser feitas até ao dia 6 de Novembro.
O custo da refeição é de 5€ por adulto e 2,5 € por criança. Para os pais que tenham em dia as suas comparticipações com a associação, os seus filhos não pagam desde que sejam alunos na escola. Só poderá inscrever-se no jantar quem participar nos concursos. A inscrição segue pelo aluno na próxima semana.
O menu consiste: nas entradas que serão a prova e votação da categoria de salgados; o prato principal que será strogonoff de plumas de porco preto com esparguete e salada; a sobremesa que será a prova e votação da categoria de doces. As bebidas serão à descrição com a excepção das bebidas alcoólicas. Mas se quiser trazer um bom vinho para acompanhar a sua refeição também o pode fazer, pois afinal uma ementa destas merece um bom vinho a acompanhar.

Contamos com a sua presença e… boa sorte e… bon appétit…

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Visita da C.M. de Gaia à escola


Na Quarta-feira (27 de Outubro) e depois de alguns desencontros os representantes da Câmara Municipal de Gaia para a educação reuniram com a nossa Associação de Pais e a Coordenadora desta escola a fim de ouvir algumas das nossas necessidades.
Desta breve reunião surgiu a certeza de que irão ser comunicadas ao vereador competente as seguintes deficiências: falta de segurança e a necessidade de uma cobertura na portaria desta escola, carências de mobiliário e computadores e por fim infiltrações presentes em algumas salas. Foram ainda discutidos outros assuntos, tais como o problema das senhas para refeição. Mas deste breve encontro surgiu uma novidade da parte da Eng.ª Vera Pacheco que nos afirmou que:
"A CMG vai instalar um sistema de leitura de impressões digitais para controlar os almoços na cantina. Ou seja deixa de haver senhas, o pagamento pode ser por multibanco ou payshop e a criança só tem que passar o dedo. Este mesmo sistema depois de estar a funcionar pode ser adaptado para o controle da saída das crianças. Para levantar a criança o adulto passa o dedo no leitor que confere se está autorizado para o efeito."
São boas noticias caros pais e educadores, agora resta-nos esperar que este sistema seja instalado ainda em tempo útil a fim se suprir alguns receios da nossa parte e facilitar o sistema actual de aquisição de senhas.
Quantos às necessidades diagnosticadas esperamos que sejam superadas dentro em breve
Apoiem a associação pois com vocês podemos mais!

domingo, 17 de outubro de 2010

A minha turma


As novas tecnologias são um fenómeno muito interessante.
Por vezes perdemos tempo a fazer coisas para os outros não prestarem atenção.
Por vezes perdemos tempo a ler e a reenviar mensagens de correntes sobre provérbios chineses, algumas delas a falar sobre a vida e o tempo que perdemos.
Valerá a pena perder tempo a ver "A minha turma"?
Valeu a pena a Professora perder tempo a criar um Blog para que os pais e os alunos percam tempo a visitar e a partilhar?
Estamos certos que sim, estamos certos que não estamos a perder tempo mas a ganhar todos com esta iniciativa.
Obrigado Professora por perder o seu tempo para que com ele possamos ganhar.
Ganhem um pouco do vosso tempo e deixem um comentário no http://aminhaturma2bg.blogspot.com/ . Por vezes são estes pequenos comentários que nos fazem sentir que não estamos sozinhos no mundo e que não andámos a perder tempo.
Basta ir aos links úteis e clicar na ligação para ir ao blog.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nova Direcção - Bem-vindo à Escola Pública


Hoje vivemos na sociedade dos direitos. Todos temos direitos, direito a isto, direito à aquilo. Intuitivamente exigimos cada vez mais do “sistema” através daqueles que mais perto de nós o representam.
E os deveres?... Bem aí a música é outra…mas para haver direitos também há deveres.
A escola pública é o local onde há falta de funcionários, onde há falta de recursos, onde existem falhas visíveis, porque os seus representantes, os professores, não fazem questão de esconder aquilo pelo qual não são responsáveis. Na escola privada pagámos, pensando que o dinheiro que ali deixamos compra o nosso sossego e os nossos direitos. Declinamos a educação dos nossos filhos em organizações que por motivos comerciais não deixam que essas falhas sejam visíveis.
Na escola pública há mais transparência, pois os seus representantes não se preocupam com as aparências e não estão dependentes do marketing para sobreviver.
É na escola pública que devemos exercer o nosso direito de cidadania. Discutir o que está mal, mas mais do que criticar é participar no processo de construção de uma escola melhor. É com direitos mas é também com deveres que estas se edificam. Não é passar a vida a dizer mal dos professores, dos funcionários e de tudo o que faz parte da escola que esta vai melhorar. Isto só faz criar nas pessoas que nela trabalham o sentimento de serem incompreendidas para depois se limitarem a fazer o mínimo dos seus deveres para cumprir com os direitos dos outros. Não é com gritos, insultos ou ameaças que vamos conseguir melhorar a escola. É sim com frontalidade de dizer o que está mal mas mostrar-se disponível para participar naquilo que pode ser o caminho para ficar bem.
É isto a que esta associação de pais se propõe. Se formos capazes de o fazer com a vossa ajuda e serenidade então cumprimos a nossa missão.
Vamos fazer dos que estão na escola nossos aliados e não nossos inimigos.
Obrigado a quem lá trabalha por tantas vezes sem recursos se bater pelos nossos direitos e cumprir com mais do que são os seus deveres.
Vamos estar atentos ao que está menos bem porém nunca com a intenção de apontar o dedo mas sim de vos ajudar nessa vossa tarefa tão nobre.

Vila Nova de Gaia 14 de Outubro de 2010
O Presidente da Direcção

Luís Baião

"Os homens que tentam fazer algo e falham são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem. "
( Lloyd Jones )

A nova associação tomou posse no dia 7 de Outubro e é constituída por:

Direcção

Presidente – Luís Baião
Vice-presidente – Eduardo Lima
Secretária – Catarina Alexandra
Tesoureiro – Rui Mourão
Vogal – Alberto Rogeiro

Assembleia

Presidente – Maria José Correia
Vice-presidente – Lia Nunes
1ª Secretária – Leopoldina Marques
2º Secretário - Miguel Rodrigues

Conselho Fiscal

Presidente - Mara Santos
1ª Vogal– Magda Oliveira
2ª Vogal - Maria José Silva


Estamos abertos à participação democrática e organizada dos pais através do paisdagervide@gmail.com ou do telemóvel 962353815 ou 965025927 (Luís Baião).

Estamos a actualizar a base de dados de email dos pais para que estes e outros assuntos de interesse cheguem até si com a rapidez de um click.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ainda a segurança


No dia 14 de Abril tivemos uma reunião com a Engª Vera Pacheco e o Drº Rui Canedo da C.M. de Gaia onde foi abordado como tema a preocupação dos pais com a segurança na saída da escola.
Os representantes da autarquia consideraram pertinente a nossa preocupação e mostraram-se interessados em dar apoio a algumas das nossas estratégias.
No dia 28 de Abril ficou agendada uma visita à nossa escola para observar como é realizada a saída das aulas. O objectivo será a partilha de soluções através do saber adquirido com as experiências de outras escolas, para que se possam colocar em prática algumas medidas mais adequadas à nossa realidade.

sábado, 3 de abril de 2010

Finalmente temos Logótipo


Os nossos agradecimentos e os parabéns a todos os participantes no concurso.
As ideias estavam fantásticas e a escolha muito, muito, muito difícil.
Tão difícil que optamos por fazer o logótipo não com uma mas com duas ideias.
Da Marta Fiúza do 3ª B e da Maria João da pré-escola saíram as ideias seleccionadas.
A Marta com a letra tipo graffiti e da Maria João com a sua forma espontânea de pintar construíram a base do Logótipo que a escola passará a usar como imagem. O nosso obrigado aos pais e professores pela forma como colaboraram para o sucesso desta actividade que teve 129 participações (70% dos alunos da escola).
Quanto aos prémios em breve vão ter novidades…
Esperamos que gostem…

quarta-feira, 24 de março de 2010

O mundo em que vivemos!!...


Era uma vez uns cientistas que acordaram de manhã e resolveram enriquecer às custas de inventarem um vírus. Decidiram chamar-lhe H1N1, gripe “A” para os amigos. Montaram uma bela estratégia de marketing, conseguiram assustar toda a gente e fazer gastar dinheiros públicos não só em vacinas como em gel para as mãos, desinfectantes anti bacterianos e uma série de outras coisas que vieram por arrasto.
Parece um filme de ficção, não é?
Agora chegam os efeitos colaterais desta história.
Hoje foi-nos comunicado pelo agrupamento que a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro enviou um fax a informar que a verba disponível para materiais de higiene e limpeza da nossa escola estava esgotada.
- Sim, e depois??... Pergunta-mos nós.
Quer dizer que daqui até ao final do ano lectivo não temos produtos de limpeza, papel higiénico, vassouras…
Ou seja devido à gripe “A” os cuidados de higiene na escola foram redobrados e com isso esgotada a verba para gerir o stock. Ao que constatámos não estamos isolados pois as outras escolas do 1º ciclo da nossa freguesia também estão na mesma situação.
- Sim e depois??... Perguntamos nós – Quando alguma obra pública foge em milhões de euros do orçamento inicial não fica por acabar, pois não?
Mas afinal de quem é a culpa? E qual é a solução?
Vivemos num país que quer construir TGV, aeroportos, proporciona computadores Magalhães às crianças, equipam a escola com quadros interactivos, dão os livros escolares e o mais básico fica de fora.
Mas como é que as nossas crianças se vão limpar? Com as páginas dos livros que já foram lidas?
Não brinquem connosco!!...

sábado, 20 de março de 2010

O professor segundo Jô Soares


O professor segundo Jô Soares

"É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um "Adesivo".
Precisa faltar, é um "turista".
Conversa com os outros professores, está "malhando" nos alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não se sabe impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as hipóteses do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala correctamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é retido, é perseguição.
O aluno é aprovado, deitou "água-benta".
É! O professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele."

Nós queremos sempre o melhor para os nossos filhos, mas o professor perfeito ou o super professor não existe. O que existe são homens e mulheres que como todos nós são humanos, pessoas que erram, pessoas que embora tenham frequentado faculdades, realizado formação, preparado aulas, são humanos e não têm solução para tudo e estratégias perfeitas para todos os alunos, pois cada aluno é um ser com necessidades diferentes, com habilidades diferentes, com culturas e educação diferentes. Enquanto a nossa preocupação for olhar para os outros sem olhar para nós nunca iremos alcançar o sucesso desejado. Vamos cumprir cada um de nós com a sua tarefa, nós com a de pais e os professores com a sua. Mas como vivemos numa democracia quando tiver alguma questão que o/a esteja a preocupar, coloque-a com toda a transparência ao professor que estou certo que ele vai fazer o seu melhor...

sábado, 6 de março de 2010

Bullying - como podemos ajudar a prevenir



A Elsa Vieira mãe de um aluno da nossa escola escreveu-nos:

"Sou mãe de um aluno da escola EB1 da Gervide e decidi partilhar este vídeo que está no Youtube. Acho que o tema é sempre bastante actual e considero mesmo que há necessidade de chamar a atenção de todos para este problema. O meu filho tanto quanto sei não é vítima, mas quem sabe, todos podem ser potenciais vítimas, se não agora, quem sabe, talvez no futuro. Não sei se acham interessante para colocar no blog da Associação de Pais, mas de alguma forma chama a atenção de quem o consulta para este problema. Seria até um tema interessante para ser abordado por um(a) psicólogo(a) num debate com os pais, discutir possíveis sinais, a interacção pais/filhos no que toca ao assunto, medidas de intervenção, etc... Deixo aqui esta ideia."

O Bullying sempre existiu e todos nós já fomos vítimas dele, já o praticámos ou compactuamos com alguém que o praticou.
Cabe a todos nós trabalharmos os nossos filhos a dois níveis:
Ter respeito por todos os seres humanos independentemente da sua condição, raça ou fé.
A criar defesas contra aqueles que praticam o Bullying.

Para que as nossas crianças aprendam a respeitar o próximo não basta dizer-lhes que o devem fazer, é preciso que os pais o façam. Grande parte das aprendizagens que os nossos filhos fazem são por “modelagem”, ou seja eles vão copiar os modelos pelos quais têm admiração. Se os pais gozam com uma raça, se chamam gordo ao vizinho, se maltratam animais… todos os exemplos vão ser seguidos pelos filhos mesmo a longo prazo. Pais que abandonam os avôs das crianças tendem a ser pais abandonados mais tarde. Não podemos atribuir à escola o dever da educação sem que em casa seja feito o esforço de sermos bons modelos. De nada serve por exemplo ensinar as crianças a não deitar o lixo para o chão se o Pai atira o maço de tabaco pela janela do carro.

Para as crianças criarem defesas ao Bullying não é preciso aprenderem artes marciais. Quem já não ouviu as crónicas do Nuno Markl? Durante a sua vida de estudante foi repetidamente vítima de Bullying e hoje faz disso anedota. Sobreviveu porque provavelmente teve um bom suporte familiar. Quem nunca teve o amigo a quem chamava “Gordo” e que nunca se importou com isso?
As crianças devem ter a sua auto-estima reforçada para sobreviverem a estes ataques. O problema muitas vezes já vem de casa quando nós Pais lhes tecemos mais críticas do que elogios. “És sempre o mesmo, nunca vais ser ninguém na vida” é um exemplo que por vezes é usado pelos Pais para atacarem os filhos. Este e outros vão penetrando na formação da criança deixando-a vulnerável e sem grandes defesas para os ataques na escola. A criança fica convencida que é um caso perdido, o que a pode levar a dar passos que por vezes são irreversíveis. Por outro uma criança que tenha a sua auto-estima reforçada, que em casa a elogiem pelos seus feitos e a apoiem nas suas fraquezas sabe criar melhor as defesas a esses ataques pois está bem com ela e sabe que a atitude daquele colega é uma atitude isolada e que não é a opinião generalizada das pessoas que a rodeiam. Geralmente é a criança que é insultada e não liga, passando por cima e fazendo que os seus agressores a abandonem em busca de um ser mais vulnerável.

A prevenção é sempre a melhor estratégia, vamos exteriorizar o amor que sentimos pelos os nossos filhos que só faz bem a todos…

Obrigado Elsa Vieira.

ver filme

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Indisciplina nas Escolas


Afinal há Pais atentos, que não culpabilizam a escola por tudo o que corre menos bem com a vida dos seus filhos. A Mãe Sandra Sousa enviou-nos este email que pensamos merecer a atenção de todos os Pais. Força continuem a enviar que é uma das finalidades do Blog, partilhar para todos aprendermos, pois não são só os nossos filhos que têm que aprender com a escola...

"A escolinha de futebol que o meu filho frequenta chamada "Escola de Futebol Hernâni Gonçalves" enviou-me o comunicado nº 6 de "A escola em notícias" com um texto que achei interessante e que decidi partilhar convosco:

A INDISCIPLINA NAS ESCOLAS
Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência referem, que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores.
Os participantes no encontro 'Família e Escola: um espaço de convivência", dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas. As crianças não encontram em casa a figura de autoridade, que é um elemento fundamental para o seu crescimento (Savater - Filósofo, 2009).
As famílias não são o que eram antes e hoje, o único meio com que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa. Para Savater, os pais continuam a não querer assumir qualquer autoridade, preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos "seja alegre" e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores. No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os com esse facto. O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar.
Há professores que são "vítimas nas mãos dos alunos".
Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que "ao pagar uma escola" deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de muitos professores que estão "psicologicamente esgotados" e que se transformam em "autênticas vítimas nas mãos dos alunos". A liberdade, "exige uma componente de disciplina", que obriga a que os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias e da sociedade.
"A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara", afirma, recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola e a importância que é receber uma educação, "uma oportunidade e um privilégio".
Em algum momento das suas vidas, as crianças vão confrontar-se com "a disciplina", frisa Fernando Savater.
Savater explicou ainda, que é essencial perceber que as crianças não são hoje mais violentas ou mais indisciplinadas do que antes; o problema é que "têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos".
'Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia.
Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que "mais vale dar uma palmada, no momento certo", do que permitir as situações que depois se criam. Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres.

Espero que seja útil!

Cumprimentos,

Sandra Sousa"

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Concurso do logótipo da escola


A Escola EB1 da Gervide e a Associação de Pais estão a lançar um desafio para alunos e pais.
Basta criar com a família um desenho para o logótipo da Escola, mas atenção é obrigatório entrarem todos (não é só feito pelo Pai).
O desenho mais original será eleito para representar a escola.
Faz o desenho e entrega à tua professora até ao dia 5 de Fevereiro de 2010.
Depois é só esperar, pois há prémios para todos os participantes e um super prémio para o primeiro classificado.
Bom trabalho!!!....

sábado, 23 de janeiro de 2010

Segurança na Escola



Num mundo que cada vez mais assusta as pessoas, a segurança é algo que preocupa os pais da escola EB1 da Gervide. A saída da escola pode ser uma altura em que basta uma distracção, para que no meio da confusão uma criança se torne um alvo vulnerável.

A segurança foi um dos temas abordados na reunião da Associação de Pais da Escola EB1 da Gervide, no sábado 16 de Janeiro de 2010.


No início do ano lectivo foi solicitado aos pais que indicassem as pessoas autorizadas para receber a criança à saída das aulas, o que se verifica é que essa vigilância não é efectuada eficazmente pela pessoa que está à porta. Na nossa opinião esse trabalho é muito difícil de fazer com as actuais condições da saída, o ajuntamento de pais à porta e a saída das crianças todas ao mesmo tempo.

Na reunião foram discutidas várias medidas para reduzir os riscos. Estas foram apresentadas à Coordenadora da Escola que, de imediato deu todo o seu apoio e accionou os mecanismos para que estas passem a ser uma realidade.


- Pensámos que o fundamental é trabalhar com as crianças na prevenção com alguns conselhos sobre segurança que podem ser úteis na saída da escola e nas suas vidas. Consultamos a PSP para saber se têm algumas estratégias preparadas que possam esclarecer as crianças, pais, professores, funcionários.


- Pretendemos fornecer dois cartões a cada criança com a sua fotografia para que a pessoa que a vem receber se apresente sempre munida de um destes, caso não o apresente deverá identificar-se à pessoa que se encontra na porta. Caso os pais considerem que a criança tem autonomia para sair sozinha o cartão deverá acompanhar a criança.

.- Considerámos que parte da solução poderia passar pela saída das turmas ser realizada em horários distintos com diferença de alguns minutos evitando assim o tráfego de crianças e o acumular de pais à saída.


- Contámos com a colaboração dos pais para que não se concentrem à porta da escola facilitando deste modo o trabalho de quem controla a saída.

Estas são as medidas que vão ser implementadas a curto prazo. Outras vão ser propostas ao Departamento da Educação da Câmara Municipal de Gaia.

- A construção de um abrigo na entrada que possa abrigar a funcionária que está de vigilância e acolher os pais que vão receber os seus filhos.


- Um sistema de vídeo-vigilância colocado à entrada.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resposta da Escola ao Inquérito

Após a análise do Inquérito/Levantamento de necessidades da Escola, podemos informar o seguinte:

Casas de banho:

· As casas de banho têm uma manutenção de limpeza três vezes ao dia, sempre após os intervalos mais movimentados, ou sempre que necessário em casos pontuais.

· Nas salas de aulas existe e existiu sempre papel higiénico para utilização dos alunos sempre que estes o solicitem junto das Professoras ou outros responsáveis. O papel higiénico não pode ser deixado na casa de banho pois as crianças estragam.

Segurança na saída da Escola:

· Esta é assegurada pelas funcionárias que entregam os alunos aos Encarregados de Educação nas horas de saída, e em casos pontuais só saem com autorização assinada pelos mesmos.

Vigilância/acessórios nos recreios/Folhas de árvores:

· A vigilância nos intervalos da manhã é assegurada por todas as Assistentes Operacionais, mais uma ou duas Professoras, (Segunda Terça e Quarta, duas Professoras, Quinta e Sexta uma Professora), nos outros intervalos é assegurada pelas Assistentes Operacionais que estão disponíveis.

· Acessórios de diversão são utilizados os que a Escola tem disponíveis (bolas, cordas de saltar ….)

· As folhas das árvores que caem com frequência no recreio da Escola, na época de Outono, são varridas todos os dias.

Educação Física:

· Assunto que deve ser tratado com a GAIANIMA, contudo o Agrupamento pediu transporte para a nossa Escola poder fazer Educação Física num espaço apropriado, no início do ano lectivo.

Falta de Professor e obrigatoriedade de participar em todas as AECs:

· Assuntos a tratar no Agrupamento com a Directora Adjunta Professora Beatriz.

Temperatura sala de aula:

· Assunto a tratar com a Câmara de V. N. Gaia (existem dois aquecedores em cada sala, mas só um é que está ligado).

Com os melhores cumprimentos

A Coordenadora

Amélia Teixeira

A Escola de Pais e a Cidadania


No sábado 16 de Janeiro de 2010 aconteceu na nossa escola a “1ª Escola de Pais “ subordinada ao tema “Como posso ajudar o meu filho a ter sucesso na vida?”. Embora com uma participação reduzida equivalente a pais de 6 crianças (3%), todos aprendemos na interacção uns com os outros naquilo que a nosso ver foi um excelente exercício de cidadania. Os que estavam presentes revelaram ter uma preocupação em ajudar os filhos a procurar o sucesso que desejam e não o sucesso que os pais desejam, provando que estão empenhados na concretização dos sonhos das crianças.
A nossa participação na escola e na vida dos nossos filhos não pode se limitar a “mandar umas bocas” à porta da escola apontando o dedo ao que aos nossos olhos parece estar mal. Temos que nos unir não só na identificação como na resolução das questões que deveriam preocupar a todos.
Desta reunião sobressaiu uma área prioritária a ser trabalhada: a segurança na saída da escola.
Com um mundo que cada vez mais assusta as pessoas, a segurança é algo que preocupa os pais da escola EB1 da Gervide. A saída da escola pode ser uma altura em que basta uma distracção para que no meio da confusão uma criança possa ser um alvo vulnerável.
A associação já apresentou propostas e pediu colaboração das entidades oficiais de forma a trabalhar na prevenção dos problemas.
Esperamos em breve ter novidades.
A todos aqueles que se empenharam na realização dos sonhos das crianças e na melhoria da sua segurança o nosso obrigado.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Escola de Pais


As crianças são todas diferentes e infelizmente não nascem com um manual de instruções para que se possam conduzir pela vida com o sucesso que muitas vezes desejamos. São as pequenas estratégias que por vezes mudam o rumo das vidas, facilitando a tarefa a quem educa.
A Associação de Pais da Escola EB1 da Gervide tem o prazer de o convidar para a primeira "Escola de Pais" subordinada ao tema "Como posso ajudar o meu filho a ter sucesso na vida?" a realizar no sábado 16 de Janeiro de 2010 pelas 15.00 nas instalações da escola.
Contamos com a presença de todos os interessados na reflexão sobre a educação das suas crianças .
A entrada é gratuita e limitada aos lugares disponíveis na sala.
A associação garante a animação das crianças no recinto escolar durante a sessão.


"Poderemos nunca saber os resultados da nossa acção. Mas se não fizer nada, não existirão resultados."

Mahatma Gandhi

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Análise do Inquérito ou levantamento de necessidades da Escola


Por vezes ouvimos as queixas mas quando se pede às pessoas para formalizarem essas queixas de maneira que se consigam resolver os problemas, estas desvanecem.

O inquérito que a Associação de Pais da nossa escola realizou teve uma participação de 28 respostas em 190 alunos (15%), sendo que só 9 (5%) apresentaram reclamações relativamente às questões levantadas. Pelos números poderíamos dizer que vivemos numa escola quase perfeita.

Aqui está o levantamento das questões que inquietam alguns Pais e que algumas são comuns às preocupações que a Associação tem. Vamos tentar direccionar estas para as pessoas indicadas tentando fazer com que a qualidade de atendimento às nossas crianças melhore.

As questões mais levantadas foram relacionadas com a Higiene e Segurança, com grande preocupação da higiene nas casas de banho. Infelizmente vivemos numa sociedade que oferece os manuais escolares a todas as crianças mas que se esquece do papel higiénico e dos detergentes que, ao que constatamos têm que ser mendigados.

A segurança na saída da escola é outro assunto que preocupa alguns Pais, de facto a escola não tem condições nem recursos para assegurar que todas as crianças ao saírem ao mesmo tempo sejam controladas de forma a se observar por quem são acompanhadas.

O espaço de intervalo também mereceu a atenção de alguns Pais, consideram que há falta de vigilância, falta de acessórios de diversão, os pavimentos podem ser perigosos, e que as folhas na altura do Outono deveriam ser limpas com mais frequência pois as crianças podem escorregar nelas.

A Educação Física foi outro dos assuntos que preocupou os Pais pois consideram que não existe na escola um local apropriado para a prática da actividade, principalmente de Inverno.

A solução encontrada pela escola quando algum professor falta e que os alunos são distribuídos pelas salas não é a mais indicada segundo um Encarregado de Educação. Esta observação pode ter muita pertinência para as turmas que recebem e vêem as suas rotinas alteradas sem terem culpa disso.

Foram ainda feitas referências à obrigatoriedade de participar em todas as AEC´s e que a temperatura na sala de aula por vezes é fria.

Por vezes esquecemo-nos dos nossos tempos de escola em que chovia dentro das salas, em que saíamos e entrávamos quando queríamos, não tínhamos Educação Física nem AEC´s dentro ou fora da sala, quando algum professor faltava vínhamos para o recreio brincar com as folhas e íamos para casa todos molhados e sozinhos.

Os tempos mudaram e de facto estamos melhor do que na nossa altura, mas cabe a todos nós pensarmos onde e como podemos melhorar a qualidade de vida das escolas e do serviço que estas prestam, mesmo que por vezes as nossas questões pareçam descabidas aos olhos de outros.

A todos os que participaram e reflectiram connosco neste inquérito o nosso obrigado.

Parabéns pela Festa de Natal



Por vezes esquecemo-nos que os nossos filhos estão na escola pública. Se em outros anos se realizaram festas onde se deram prendas e se gastou mais dinheiro em decoração, este ano teve que ser mais contido devido à crise que o país e o mundo atravessam. Uma crise da qual alguns encarregados de educação também são vítimas e que os impossibilita de terem uma participação financeira conforme gostariam na nossa associação. Tudo isto não serve de desculpa para não se fazerem as coisas, não como gostaríamos mas como foi possível.

Desde já vão os parabéns para as nossas crianças, pessoal docente e não docente. Os temas escolhidos estiveram adaptados às idades dos alunos, e com uma grande aposta na autonomia destes. Pelo que nos apercebemos os ensaios ocuparam o tempo necessário para aquilo que se propunham, não tomando muito tempo às actividades lectivas mas não retirando à qualidade das apresentações. O comportamento das turmas foi exemplar.

Todos estes eventos só são possíveis com o envolvimento da comunidade e sem o salão paroquial, os recursos tecnológicos e os recursos humanos que os geriram esta festa não teria a mesma qualidade. Fica o agradecimento ao Srº Padre Jorge, à Dª Teresa e o Srº Tavares.

Para termos uma participação com a escola não precisamos necessariamente de pertencer à Associação de Pais. Algumas das Mães presentes arregaçaram as mangas e sem ninguém lhes pedir deram o seu contributo.

Quanto à nossa participação foi proporcional às nossas disponibilidades e possibilidades financeiras. Mesmo assim conseguimos oferecer um lanche às crianças e ter uma participação de um grupo de jovens da Cercigaia que animaram o final da festa e mostraram que mesmo com todas as dificuldades, tendo força de vontade as pessoas conseguem realizar os sonhos.

Esta é uma mensagem de Natal muito importante para as crianças que vivem num mundo cada vez mais cruel e competitivo.

A todos um Bom Ano.